Associados

Aldo Teixeira

CHEFE DE COZINHA

Há quase quatro décadas atuando na gastronomia, o chefe de cozinha e empreendedor lança “Cozinhando com Frutas”. Livro de receitas e fotos apresenta pratos que usam frutas na composição

Conhecido como chef e empreendedor, Aldo Teixeira, sócio e chef de cozinha das casas La Forchetta, La Terrina, Il Papavero, Fior D´Itália e Tuhu, resolveu comemorar sua trajetória na gastronomia com um desafio a altura de sua bem sucedida história de sucesso: a publicação de um livro.

O tema escolhido por ele, pratos que utilizam frutas na composição, seja em molhos ou na alquimia dos ingredientes surgiu quando o chef decidiu publicar um livro de receitas clássicas. Ele procurou um editor do meio que o orientou a buscar uma abordagem que além de inédita, fosse diferente. Aldo contou sua ideia a uma jornalista norte-americana e ela não só se encantou com a proposta como o encorajou a começar sua pesquisa e publicar o livro.

Depois de 5 anos pesquisando o assunto, testando receitas, criando novas misturas, a filha do chef Liliane Teixeira também se envolveu no projeto buscando os elementos nutricionais de cada fruta na composição dos pratos. Desafiado pela perspectiva “Será que vai ficar bom?” o chef foi descobrindo a riqueza da variedade de frutas brasileiras e as histórias incríveis por trás delas.

Uma em particular chamou sua atenção, o figo. Uma flor que cresce para dentro, a fruta é uma das paixões do chef que planeja no futuro dedicar um livro exclusivamente a ela. A romã também tem uma história interessante e foi usada por Aldo em algumas receitas. Vinda do Oriente atravessou o Atlântico e acabou chegando ao Brasil por mãos portuguesas.

Ao todo são usadas mais de x frutas na composição de pratos que vão de saladas, carnes, aves, peixes e massas até risotos e sobremesas. “Cozinhando com Frutas” será publicado em maio de 2013 pela Editora DVS que publica livros de inovação, negócios, orientação profissional e comunicação, entre outros.

Trajetória de Aldo Teixeira

A história do chef Aldo Teixeira na gastronomia teve início em 1976, quando ingressou como caixa no tradicional restaurante Forchetta D`oro. Mas foram necessários muitos anos de batalha até o profissional conquistar seu próprio negócio. Após trabalhar por 16 anos no restaurante, Teixeira adquiriu a casa, que funcionou nos Jardins por 21 anos.

Assim que comprou o estabelecimento, no qual deu seus primeiros passos, Aldo inovou o cardápio, com a criação de menus baseados nas estações do ano, e também implementou mudanças nos serviços. Com essas alterações conseguiu elevar o faturamento da casa em 30%. Nesse mesmo período, passou também a assinar o cardápio como chef da cozinha.

Antes de chegar à posição de proprietário, Aldo valeu-se de muito trabalho para realizar os objetivos a que se propôs. “Foquei em conquistar um espaço nesse meio tão competitivo e com a experiência que adquiri, além de muito esforço, consegui realizar meu grande sonho”, relembra Aldo.

Em 2001, o chef Aldo Teixeira abre os restaurantes La Terrina, em Pinheiros, e La Forchetta, próximo à Avenida Paulista. Em 2011 uma nova casa é inaugurada, o restaurante de comida brasileira Tuhú, no complexo comercial Office Vila Lobos, na Vila Leopoldina. No mesmo ano, o La Forchetta, da Bela Cintra, fecha suas portas para reinaugurar em 2012 em endereço nobre na Vila Olímpia, na rua Santa Justina.

O chef, cuja família imigrou para o Brasil, provinda da região do Veneto italiano, estudou Administração Hoteleira, Enologia e Gastronomia no Senac, durante os anos 80, quando ainda atuava como funcionário do restaurante que depois viria a adquirir.

A influência da gastronomia de Aldo é tradicionalmente italiana, que aprendeu observando a avó preparar massas frescas na cozinha do sítio onde ela morava, em José Bonifácio, interior de São Paulo. Mas há também referências da cozinha francesa, portuguesa e até da culinária crioula norte-americana. Ele utiliza muita pesquisa para buscar novas receitas e alquimias.

O chef renova completamente o cardápio de suas casas de dois em dois anos, mas traz novos pratos a cada diferente estação. O negócio já tem influências também da segunda geração da família: sua filha Liliane Teixeira, formada em Nutrição e pós-graduada em Gastronomia, cuida da escolha, do armazenamento e do controle de qualidade dos alimentos. A formação acadêmica da profissional a credencia a avaliar os custos de cada prato e também pensar na qualidade nutricional.

Hoje com cinco casas La Forchetta, La Terrina, Fior d´Itália, II Papavero e a recém adquirida Tuhú, Aldo mantém sua vocação como empreendedor que se faz presente na maneira como administra os negócios e também a vida.

www.chefaldo.com.br

 

(11) 3825-7476

robertavieira@germinarecomunicacao.com.br


germinare@germinarecomunicacao.com.br

Lista de Chef's por Estado

Clique em um dos estados abaixo, para conhecer os Chef's associados

Rio Grande do Sul – RS Santa Catarina – SC Paraná – PR Mato Grosso do Sul – MS São Paulo – SP Minas Gerais – MG Rio de Janeiro – RJ Goiás – GO Espírito Santo – ES Mato Grosso – MT Bahia – BA Rondonia – RO Acre – AC Amazonas – AM Roraima – PR Pará – PA Amapá – AP Tocantins – TO Maranhão – MA Piauí – PI Ceará – CE Rio Grande do Norte – RN Paraíba – PB Pernambuco – PE Alagoas – AL Sergipe – SE Distrito Federal – DF

Google Translator